Um pouco de teoria..

CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EXECUTADAS AO LONGO DO PROJETO EXCELÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 1º ANO DO E.M.


COLABORADORES: Diego Albuquerque, Guilherme Montes,                                                                                                   Gustavo Montes e Luan Manoel. Com a ajuda da professora Nidiane A. Latocheski


                                                     





Diante de índices de avaliações externas que apontam fracassos  e defasagem escolares, nossa escola atua na raiz de alguns problemas, como: desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. 

Sabemos que o ensino da Língua Portuguesa tem como base o texto para o aprendizado. Quanto mais o aluno se apropria dos variados textos, mais entendimento ele terá para usá-la com eficiência. Acreditamos ser mais interessante valorizar a Literatura, pois, através dela é possível imaginar, criar, recriar, transcender o conhecimento empírico da língua e suas linguagens. (Projeto Gotas Literárias: uma proposta de Metologias ativas na leitura e produçãoçáo de poesias). Para as turmas de 1ano do Ensino Médio da Escola Maria Arlete Toledo, tais  atitudes são estimuladas a cada projeto.

A Literatura como meio de divulgação da sensibilidade, de atingir 
conhecimento tão importante quanto o científico, de pôr em 
questão o que parece ser decorrência natural, meio de transcender o simplesmente dado, mediante gozo da liberdade que só a fruição
estética permite, bem como meio de humanização do homem 
coisificado. Os papéis da arte são assim colocados pelas 
Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2002, p. 52 -53). 

Assim, a literatura, como arte que se constrói com palavras, também teria esses papéis. Diante disso, faz-se necessário  “formar um leitor literário, melhorar ainda, “letrar” 
literariamente o aluno, fazendo-o apropria-se daquilo a que tem direito.

(...) Não se trata de sobrecarregar o aluno com informações sobre épocas, estilos, características de escolas literárias e sim de ajudá-lo na experiência estética, fruindo-o.” 
                                                        (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, 2006 – adaptado).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noite de Autógrafos encerra em grande estilo o projeto Gotas Literárias

O tempo voa!!

Convite